Páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Agrinho - Em total conexão, gêneros textuais e protagonismo

 Grandes transformações começam com pequenos gestos

         Concurso Agrinho - Informação que conscientiza e transforma pequenos gestos em sustentabilidade. Saiba mais em http://www.agrinho.com.br/concurso-agrinho-2018-esta-com-as-inscricoes-abertas-ate-14-de-agosto.html

Veja abaixo alguns textos em destaque no concurso de Redação 2018 do Colégio Estadual Arcângelo Nandi. Parabéns aos alunos participantes. A troca de experiências e as informações vão para a vida.

 





A revista "Em total conexão" Agrinho  apresenta diferentes temáticas, todas relacionadas a meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo, temas locais e ética.
Essa revista faz parte do programa Agrinho, que há 19 anos auxilia no conhecimento desses temas e na melhoria da qualidade de vida.     Quando lemos os assuntos abordados, percebemos que em todos eles há algo novo para aprender e ampliar os conhecimentos. 
Todos os anos ocorre o concurso de redações,  assim estimulando o aluno a ter interesse não só pela leitura e escrita, mas também pelos temas do cotidiano.       É uma excelente fonte de conhecimento       (M.A.M.B., 8 Ano A - 2017)
                                
Comissão na escolha do texto final - alunos e pedagoga
digitação dos textos selecionados - protagonismo cada vez mais cedo

Coisas do nosso dia a dia
A revista "Em total conexão" da coleção Agrinho, número 8 é muito legal, pois ela fala de muitas coisas do nosso dia a dia.     Uma deles é a falta de saneamento básico nos diversos estados do nosso país.  E isso pode nos trazer muitos problemas como doenças e até a morte de pessoas.                 
A coisa mais preocupante é que mais de 50 mil crianças com menos de um ano morreram nestes últimos anos, por causa da falta de tratamento de água.   O lixo também é um tema abordado pela revista.    Ela fala que nós devemos colocar lixo no seu devido lugar, e não jogar nas ruas e rios, pois isso pode trazer um grande impacto no meio ambiente, porque um animal pode comer esse lixo e morrer.   
E reforça que não devemos esquecer  de colocar o lixo para o caminhão da coleta,  para eles levaram para o local certo.     
 Fala também que o campo e a cidade sempre estão  juntos, pois se não estiverem, as pessoas das cidades não terão quem produz seus alimentos e na cidade não haverá quem compre os produtos que as pessoas do campo produzem. 
Tem ainda muitos outros  temas interessantes na revista. Um que me chamou muito a  atenção foi sobre as  drogas.  É esclarecedor e reforça que devemos ficar longe delas,  pois pode fazer muito mal.    
 R. D. M., 8º Ano A - 2017 
Temas variados

         A revista em total conexão 8 aborda  vários assuntos e temas bem variados. O que mais me chamou a atenção foi a parte  que aborda sobre o consumo da água e quanto por cento de água salgada e doce existe no planeta.
Hoje temos 97,24% de água salgada em todo o mundo, e apenas 2,76% de água doce, que é a que utilizamos para beber. Mas menos de 1% dessa água está disponível para uso humano, em rios, lagos e no subterrâneo.
Também gostei da parte  que fala sobre o lixo, pois mostra o que devemos fazer com alguns tipos de objetos quando não servem mais, por exemplo a lâmpada fluorescente.
Não gostei muito da parte  que fala sobre  sexo, pois acho que não estamos na idade certa de falar sobre isso, pois  somos muito novos ainda. 
No geral, a revista Agrinho deste ano é muito boa, pois aborda  muitas coisas importantes para o nossa vida, por exemplo: A poluição, onde devemos jogar o lixo, economizar  água, etc...
A.C. .,  8º Ano A - 2017 

Lugar de lixo é na lixeira

               Esse ano,  o  Agrinho -  Em Total Conexão - está muito interessante, tem vários temas legais como: água droga, dengue, etc, mas o que eu mais gostei foi o tema lixo, pois  aprendi que o Brasil produz 61 milhões de toneladas de lixo por ano.
 Você já parou para pensar nisso?  Como será a nova geração se a gente continuar jogando lixo na rua? Uma garrafa pet, por exemplo, demora 400 anos para se decompor. Imagine quantas pessoas jogam garrafa na rua.   Desde pequenos nós somos ensinados a jogar o lixo na lixeira, mas muitas pessoas levam isso na brincadeira. 
 Existem 6 tipos de lixos: papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não reciclável.    Nas escolas  geralmente tem  lixeiras específicas para cada tipo de lixo, mas muitos alunos estão "nem ai" e jogam em qualquer lugar, mesmo as pessoas falando  “jogue o lixo na lixeira certa”.    Imagine se cada um fizesse sua parte de jogar o lixo na lixeira, o mundo seria mais alegre, mais belo e colorido.  
  F. A. C. K., 8º Ano A - 2017

Agrinho, bom ou não?

Na minha opinião a revista da Coleção  Agrinho, volume oito, traz muitos conhecimentos. Ela tem alguns ícones que nos ajuda a saber quais assuntos serão tratados. Esses ícones são: meio ambiente,  pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo, temas locais, ética, etc.
Eu acho que  esses temas são essenciais para todos os estudantes, pois eles nos conscientizam e nos informam.
          O assunto que mais me interessou foi o que fala sobre a água no mundo,  cujo título é "Água para todos?" Nesse assunto é falado sobre o consumo de água e a quantidade  que tem no mundo para ser consumida.  No mundo há muita água, mas dessa água,  menos e 1% é para o consumo  humano.
 L. S.,  8º Ano A - 2017 

Em total conexão

As revistas da coleção Agrinho sempre chegam com novidades , e todos os  anos abordam assuntos a respeito da saúde e bem-estar, entre outros, mas o que mais me chamou atenção foi sobre o trânsito.
Sempre nos  jornais passam reportagens sobre pessoas que se machucaram em acidentes ou pessoas que ficaram muito feridas e não resistiram . E cada vez isso vai ficando pior.
Na revista , li que as ruas foram ficando inundadas por carros e motocicletas , e  43 mil  morrem por ano , em acidentes , uma a cada 12 minutos.; e que as causas disso são muito variadas, como pessoas que dirigem embriagadas ,  ou que disputam corrida , em "raxa".
A solução do problema não está só na lei, mas também as pessoas precisam ser conscientes de seus atos  e ter seriedade , gentileza e paciência ao volante.
Outro fato que me chamou atenção foi a  água. O Brasil é privilegiado quando o assunto é água, mas nem todas as regiões do país são iguais .  Li também na revista que o Nordeste só tem 3% da água do país,  e que 70% da água está na região Amazônica , e os 30% restantes estão distribuídos pelo país.
Nós precisamos economizar água, e com pequenas ações que podem ser feitas em casa. Quando tomar banho, por exemplo, de 15 minutos gasta 240 litros de água, mas se fechar o chuveiro enquanto se ensaboa já diminui o tempo para 5 minutos, e reduz o gasto para 80 litros. E quando for escovar os dentes, durante 5 minutos com a torneira aberta, é desperdiçado 80 litros de água. Mas se molhar a escova, fechar a torneira e enxaguar a boca com um copo de água, consome apenas 1 litro.
 Se cada um fizesse a sua parte, com pequenos atos como esse, o desperdício diminuiria.  Isso é um pouco do que aprendemos. São os pequenos atos que fazem a diferença.
 K. S., 8º Ano A – 2017 

A revista  8 da Coleção Agrinho

A revista Agrinho ensina muitas coisas. Ela fala sobre a natureza, a arte, as coisas proibidas, as coisas certas  entre outras. 
Ela é uma boa revista para ler e se aprofundar em aprender coisas diferentes e legais,  fala do nosso dia a dia e sobre as coisas que acontecem no mundo e que nós podemos mudar. 
A parte que eu mais gostei foi a parte em que a revista aborda sobre a água. Ela fala quantos litros de água as pessoas usam no dia a dia, no que elas usam, a porcentagem de água salgada e doce existente no mundo, sobre os países ou estados que sofrem enchentes de água, e que a vazão de água no Brasil é maior.
E também fala que a água é o elixir da vida,  que nós podemos ficar 28 dias sem comer, mas três dias é o máximo que uma pessoa consegue ficar sem ingerir esse líquido. 
A parte mais triste é que 65% das internações nos hospitais do país e 50 mil mortes de crianças menores de um ano por ano são causados por doenças relacionadas a contaminação de água. A água também serve de criador para o mosquito da dengue, e a dengue hemorrágica mata muito rápido. 

 Arian 8º Ano A - 2017

Em Total Conexão  8

A revista " Em total conexão  (Coleção Agrinho 8) ", aborda muitos temas como meio ambiente, adolescência, prevenção às drogas e muitos outros.
Um tema que me chamou a atenção foi sobre sexo na adolescência; que atualmente tem sido um assunto bem tratado nas escolas e em casa.
Hoje em dia, muitos adolescentes pensam que já podem fazer o que bem entenderem, e uma consequência disso é que mais jovens começam a namorar muito cedo, e sem muita orientação  acabam fazendo sexo, o que pode acarretar em doenças e  gravidez indesejada.
Falar sobre sexo há pouco tempo atrás, era um tabu, pois muitas pessoas achavam desnecessário  falar sobre  isso com os jovens; mas atualmente já se fala mais abertamente, porém, algumas famílias  ainda acham  errado.
Eu penso que é importante abordarem esses temas com os jovens, porque assim todos têm mais orientações e poderão seguir para o caminho certo.
G. M. , 8º Ano A – 2017 

Agrinho - pontos relevantes

         A revista Em total conexão, da Coleção Agrinho, 8,  é uma ótima alternativa para você aprender algo a mais.
Essa revista é distribuída aos alunos da rede pública do Paraná, com o objetivo de os alunos participarem mais da vida do campo e da cidade. Aborda vários temas como meio ambiente, pluralidade cultural, social, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo, temas locais e ética.
Destaca diferentes assuntos como a coleta seletiva, o valor da nossa vida, descuidos com o solo, no campo e na cidade e etc. 
Temos também o retronauta dos pinheirais,  que fala de pessoas que fizeram a diferença no estado do Paraná. Temos como exemplo a dona Cecília (1927-2004), que criou o departamento  de história da UFPR.
A revista possui o "bate-papo” na rede, com Aninha, que é a Aninha conversando com seus amigos sobre o assunto abordado.Tem também "As artes do Agrinho", que é ele e sua amiga Aninha passeando pelas cidades  do Paraná,  mostrando as obras de arte.Tem os "Dados e fatos", que abordam temas como os biomas brasileiros que estão sofrendo pelos desmatamentos.
 Esses são os pontos que achei mais interessantes na revista.
  J.F.R., 8º Ano A – 2017


Agrinho – pontos relevantes II

Os assuntos da revista Em Total Conexão 8 são para adolescentes de 12 a 13 anos que estão no 8° ano do Ensino Fundamental, na qual disponibilizam temas para elas refletirem e fazerem o melhor quando forem adultos.
E os assuntos são meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo, temas locais e ética. 
São muitos temas, todos muito importantes, mas os que me chamaram atenção foram meio ambiente, orientação sexual e trabalho e consumo. Fala muito sobre como ajudar no meio ambiente, também sobre a sexualidade das pessoas, adolescentes grávidas, o quanto ajudaríamos se não consumíssemos tantos produtos, entre outras.

Mas a verdade é que os autores querem contribuir para que adolescentes entre 12 a 15 anos  já tenham a consciência e responsabilidade não só pra cuidar de si próprios, mas também do mundo ao seu redor.

C. K., 8º Ano A – 2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário