Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Amanhece

Amanhece
Junho. Manhã gelada. Normal para quem mora no Sul do Brasil. Ao meu redor, à minha frente, ao meu lado, um grupo de quase crianças ainda, no calor adolescente reorganizando a sala de aula após o feriado prolongado. Pra variar, às vezes é  preciso dar “um tranco” em alguns. Isso não é legal, mas às vezes é o único jeito para fazer  acordar. Será mesmo?
Por questões técnicas começamos a semana reorganizando as carteiras na sala, depois de algumas reformas no prédio. E no frenesi da arrumação, engatamos a segunda, continuação  da correção de atividades feitas na semana anterior. É preciso um crowdfunding para alavancar a terceira, mas  alguém me diz “faltei na aula passada” para justificar o caderno ainda fechado.
 Existem também o “meu caderno acabou” entre outras coisas do gênero,  e o meu comedimento não permite respostas como “e o kiko”.  Respiro, penso o nome dos sete anões e dou algumas sugestões como faça numa folha à parte e depois se  organize.
“Estou indo” e “daqui a pouco eu faço” para alguns pode ser amanhã, se é que vão lembrar. Pais de adolescentes sabem bem o que é isso e requer exercício diário.  Exercício que pode ser uma tarefa leve ou um  pesado fardo. E assim ecoa em meu ouvido a voz de grandes mestres: “...devemos levar o adolescente a vencer o medo que ele tem dele mesmo...” – que medo é esse?  E parafraseando Firace, os pais dão a vida ao filho, depois o leva à escola onde o professor o conduz à luz. Qual é mesmo o significado da palavra aluno?
Din don  din don Descrição: Resultado de imagem para símbolos musicais... está na hora de ir para outra sala...

Nenhum comentário:

Postar um comentário