Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Livres para decidir

           Mal acabou o pleito eleitoral, eleições 2022, e já  preocupa-se com o próximo. Sim, está logo ali, 2024, eleição para prefeitos e vereadores. E, exercer a democracia, baseada na formação adquirida ao longo da vida é imensurável.

Porém, é a primeira vez que se vê a população sendo bombardeada com tantas fake news e, findam as eleições,  as postagens continuam. Desde o início de 2022 isso vem acontecendo, acentuou com a aproximação do período de votação e o problema persiste.

Grande parte da população aderiu e compartilha essas postagens nas redes sociais, como se fizessem parte de uma cartilha, se intoxica com tais mensagens e o resultado é uma massa doente. E agora, quem vai curar esse povo? O tempo?

Segundo Aristóteles, “Cabe ao governo garantir as necessidades e bem-estar da população, caso não aja tal, o mesmo é considerado negligente”. Compromisso este firmado também pela Constituição Federal. Reporte-se ao Art. 227: “ É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” Note-se aqui a ordem em que aparece: “É dever da família, da sociedade e do Estado...” Oxalá, cada família possa cuidar dos seus, de fato, independentemente da idade. E a sociedade? Que pare de produzir e compartilhar conteúdos geradores de estresse, que em nada contribui para o bem comum. Afinal, as pessoas votam não por causa das postagens, elas votam apesar das postagens. Já o Estado, que desde o início da pandemia da Covid-19, mostrou-se capaz de preservar a saúde da população em massa, que  aplique  meios de prevenção e combate a problemas mentais oriundos do excesso de exposição das pessoas  às fake news.

 Afinal, “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” (Mahatma Gandhi) Que cada cidadão brasileiro siga em frente, nesta grande jornada chamada vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário