Colegas de jornada, sou professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio, na Rede Estadual, e compartilho com vocês uma experiência neste ambiente Aula Paraná. Sim, Aula Paraná, porque o Classroom é um dos aplicativos disponíveis neste ambiente, no qual tem vários outros recursos como Drive, Jamboard, etc. E, temos também o site Redação Paraná, e posso afirmar que, concordo com a afirmação de que esta plataforma é um presente para alunos e professores.
Realmente, é um grande presente. Eu recomendo que se
apropriem. Em 2020, participei do Curso Formadores em Ação, na íntegra, onde
pude explorar vários recursos tecnológicos. No entanto, ainda tem
muitos outros a serem explorados. Agora em 2021, estou concluindo mais
uma jornada de 20 horas, porque a vida é este constante movimento em que
precisamos estar abertos para o novo, e, o professor, por sua vez, é o ser que
se prepara, visando entre outras ações, orientar e apontar caminhos para que o
aluno possa ir além.
Sobre a Plataforma Redação Paraná, juntamente com todas as minhas turmas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assistimos ao vídeo orientador “Plataforma de Redação Paraná - Recursos da escrita e interação” . Na turma do 2° B, Turma de Implementação, por exemplo, em uma aula assistimos aos primeiros 15 minutos do vídeo, na aula seguinte, mais 20 minutos e, por fim, em outra aula, os minutos restantes. Neste vídeo é apresentada a Plataforma Redação Paraná. Depois de assisti-lo, no modo compartilhamento de tela, via meeting, coletivamente, visitamos o ambiente, expus os recursos disponibilizados e depois disso pude falar para cada aluno se apropriar dessa importante ferramenta que disponibiliza propostas de redação de gêneros diversos.
No
que se refere ao Jamboard, selecionei o conteúdo gênero cartaz, e o
2° Ano do Ensino Médio, pelo fato de o recurso Jamboard ser um dos objetos de
estudo neste Roteiro 1, Formadores em Ação, e o conteúdo cartaz, por ser o
gênero em estudo pela turma, na ocasião. Também porque os alunos puderam, na prática,
exercitarem a importância da realização de tarefas em grupos, contando com o
apoio dos colegas de sala, interagindo, motivando uns aos outros na busca e
descoberta de novas possibilidades. A metodologia apresentada foi a mesma
realizada para apresentar a Plataforma Redação Paraná – compartilhamento de
tela e exposição pelo professor dos recursos disponíveis.
O Jamboard pôde contribuir para o desenvolvimento deste
conteúdo devido à praticidade, uma vez que facilita a divisão da
turma em grupos, a interação e colaboração na realização das atividades. E
ainda, os vários recursos disponíveis na tela interativa, propicia que o
aluno desenvolva sua criatividade, usando recursos como
Canva, por exemplo, e outras tecnologias educacionais.
Os aspectos positivos são vários, como oportunizar que cada
aluno perceba a existência de muitos recursos à sua disposição,
como o Jamboard e o Canva, que podem ser explorados na produção de
cartaz e outros gêneros textuais.
E agora, findo mais uma Jornada, na qual pude
interagir com colegas, estudamos, trocamos experiências e depois disso,
apontei mais um caminho de possibilidades para os alunos da turma
de implementação e também para os demais alunos que tenho no Ensino Fundamental
e Médio.
Que nestes tempos de pandemia, cada família possa continuar
incentivando seus filhos a estudar; motivando-os a se apropriarem dos vários
recursos disponibilizados. E que nós professores possamos continuar motivados,
contribuindo na formação de nossos alunos, oportunizando meios para que sejam
cidadãos com autonomia na tomada de decisões. E isso perpassa pelo ato de ler,
compreender, analisar, interpretar e produzir textos de diferentes gêneros.
Gratidão aos professores
formadores, professores cursistas e também a todos que de alguma forma
trabalharam e trabalham para que tudo isso se tornasse possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário