Análise do texto
dissertativo-argumentativo – competências e critérios para a análise
Competências Critérios (níveis) Conceitos
I – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
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1. Demonstra muito bom domínio da
norma culta (ainda que apresente algum problema relativo à norma gramatical).
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A
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2. Demonstra bom domínio da norma
culta, embora demonstre alguns desvios gramaticais).
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B
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3. Demonstra conhecimento
razoável da norma culta e apresenta
problemas na escolha da variedade linguística.
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C
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4. Demonstra conhecimento
precário da norma culta; problemas na escolha da variedade linguística,
graves e frequentes transgressões às
convenções da escrita.
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D
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II – Compreender a proposta
de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para
desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do textodissertativo
argumentativo.
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1. Desenvolve muito bem o tema, argumenta demonstrando
muito bom conhecimento cultural e
domina muito bem o tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
|
A
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2. Desenvolve bem o tema,
demonstra bom conhecimento cultural e domina bem o tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
|
B
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3. Desenvolve razoavelmente o
tema, usa recursos próximos ao senso comum e domina precariamente o tipo de
texto dissertativo argumentativo.
|
C
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4.
Desenvolve o tema tangencialmente em
um texto que apresenta característica do texto dissertativo-argumentativo.
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D
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III – Selecionar,
relacionar,organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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1. Seleciona, interpreta e
organiza muito bem informações, fatos e opiniões e relaciona- os no
texto.
|
A
|
2. Seleciona informações, fatos,
opiniões e argumentos e relaciona-os
no texto.
|
B
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3. Apresenta informações, fatos
e opiniões razoavelmente relacionados ao texto, reproduzinho elementos
fornecidos na proposta de redação.
|
C
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4. Apresenta informações, fatos
e opiniões de forma precária.
|
D
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IV – Demonstrar Conhecimento
dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
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1. Articula muito bem as partes
do texto (embora apresente alguns problemas relacionados aos recursos
coesivos).
|
A
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2. Articula bem as partes do
texto (embora demonstre alguns problemas ao utilizar os recursos coesivos).
|
B
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3. Articula de forma razoável as
partes do texto e apresenta problemas frequentes relacionados aos recursos
coesivos.
|
C
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4. Articula de forma precária as
partes do texto.
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D
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V – Elaborar a proposta de
solução para o problema, respeitando os direitos humanos.
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1. Elabora muito bem a proposta relacionada ao
tema, e muito bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
A
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2. Elabora bem a proposta
relacionada ao tema, mas apresenta pouca articulação relacionada à discussão
desenvolvida no texto.
|
B
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3. Elabora de forma razoável a proposta relacionada ao tema, mas
desarticulada no texto.
|
C
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4. Elabora de forma precária a
proposta relacionada ao tema.
|
D
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Fonte:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_redacao_enem2012.pdf
A = 9,5 a
100 %
B = 7,0 a 9,4 %
C = 6,0
a 6.9 %
D = 0,0 a 5,9 %
De
todos os conceitos atribuídos a cada competência, atribui-se ao texto o de maior frequência.
Comentários:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lembre-se-de
primeiro fazer um rascunho, e depois passar a limpo a redação, à caneta.
Lembre-se
também de dar um título ao texto.Veja redações que tiraram nota máxima no Enem em 2015. acesse: http://blogdoenem.com.br/redacao_enem_nota_1000/
Veja também como estar mais preparado para escrever bem:
http://g1.globo.com/como-sera/noticia/2016/10/o-tema-e-escrever-bem.html
Quer saber possíveis temas da redação Enem 2016? Acesse: http://www.mundodastribos.com/possiveis-temas-para-redacao-do-enem-2016.html
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