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quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O texto dissertativo-argumentativo - competências e critérios para análise

Análise do texto dissertativo-argumentativo – competências e critérios para a análise
  Competências                  Critérios (níveis)                                                   Conceitos
I – Demonstrar     domínio da norma padrão da língua escrita
1. Demonstra muito bom domínio da norma culta (ainda que apresente algum problema relativo à norma gramatical).
A
2. Demonstra bom domínio da norma culta, embora  demonstre  alguns desvios gramaticais).
B
3. Demonstra conhecimento razoável da norma culta e apresenta  problemas na escolha da variedade linguística.
C
4. Demonstra conhecimento precário da norma culta; problemas na escolha da variedade linguística, graves e frequentes  transgressões às convenções da escrita.
D
II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do textodissertativo argumentativo.
1.  Desenvolve  muito bem o tema, argumenta demonstrando muito bom  conhecimento cultural e domina  muito bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
A
2. Desenvolve bem o tema, demonstra bom conhecimento cultural e domina bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
B
3. Desenvolve razoavelmente o tema, usa recursos próximos ao senso comum e domina precariamente o tipo de texto dissertativo argumentativo.
C
4. Desenvolve  o tema tangencialmente em um texto que apresenta característica do texto dissertativo-argumentativo.
D
III – Selecionar, relacionar,organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e  argumentos em defesa de um ponto de vista.
1. Seleciona, interpreta e organiza muito bem informações, fatos e opiniões e relaciona- os  no  texto.
A
2. Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos e relaciona-os  no  texto.
B
3. Apresenta informações, fatos e opiniões razoavelmente relacionados ao texto, reproduzinho elementos fornecidos na proposta de redação.
C
4. Apresenta informações, fatos e opiniões de forma precária.
D
IV – Demonstrar Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
1. Articula muito bem as partes do texto (embora apresente alguns problemas relacionados aos recursos coesivos).
A
2. Articula bem as partes do texto (embora demonstre alguns problemas ao utilizar os recursos coesivos).
B
3. Articula de forma razoável as partes do texto e apresenta problemas frequentes relacionados aos recursos coesivos.
C
4. Articula de forma precária as partes do texto.
D
V – Elaborar a proposta de solução para o problema, respeitando os direitos humanos.
1.  Elabora muito bem a proposta relacionada ao tema, e muito bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
A
2. Elabora bem a proposta relacionada ao tema, mas apresenta pouca articulação relacionada à discussão desenvolvida no texto.
B
3. Elabora de forma razoável  a proposta relacionada ao tema, mas desarticulada no texto.
C
4. Elabora de forma precária a proposta relacionada ao tema.
D
Fonte: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/guia_participante_redacao_enem2012.pdf
A =  9,5  a 100 %
B =  7,0  a  9,4 %
C =  6,0  a  6.9 %
D =  0,0  a  5,9 %
De todos os conceitos atribuídos a cada competência,  atribui-se ao texto o de maior frequência.
Comentários:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lembre-se-de primeiro fazer um rascunho, e depois passar a limpo a redação, à caneta.
Lembre-se também de dar um título ao texto.

Veja redações que tiraram nota máxima no Enem em 2015. acesse: http://blogdoenem.com.br/redacao_enem_nota_1000/

Veja também como estar mais preparado para escrever bem:
 http://g1.globo.com/como-sera/noticia/2016/10/o-tema-e-escrever-bem.html

Quer saber possíveis temas da redação Enem 2016? Acesse:  http://www.mundodastribos.com/possiveis-temas-para-redacao-do-enem-2016.html



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