Páginas

domingo, 10 de abril de 2016

Quem vai levar a Tocha Olímpica

Quem vai levar a Tocha Olímpica...

         
        Alunos do Colégio Estadual Arcângelo Nandi  foram motivados a participar de um concurso de redação.
         Ao ler os textos   e  perceber  a qualidade imensurável nas produções, cujo  objetivo foi estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência, e os valores paralímpicos de determinação, coragem, igualdade e inspiração...,  não poderia deixar de dividir com você leitor, algumas frases colhidas, por exemplo: “A Tocha Olímpica agora tem novo sentido para nós brasileiros.”;  “...a Tocha Olímpica vai passar em minha cidade, e dois alunos do Ensino Fundamental serão selecionados  para...[...]  Deve ser um sonho para qualquer um carregar a Tocha Olímpica, como é para mim.”; “Vou levar para toda a minha vida...”; “ficará marcado na história da nossa cidade...”  (alunos do 8º ano ). 
          Como ponto de partida, os alunos  foram orientados a pesquisar sobre os Jogos olímpicos, contexto histórico e objetivos dos mesmos. Posteriormente, participaram de discussões em grupos, apresentaram seminários e depois, já  inteirados do assunto, produziram textos conforme a série e o gênero proposto.



          Alguns dos textos produzidos ficaram expostos no saguão do Colégio e outros estão disponíveis abaixo.
         Simultaneamente à realização dos trabalhos, teve início a Fase Municipal dos Jogos Escolares e, no calor das  torcidas, uma garotinha  do 6º Ano sentenciou  para uma provocação de um torcedor adversário: “EU APRENDI QUE O IMPORTANTE NÃO É GANHAR, É PARTICIPAR!”
       Cenas como esta faz ecoar  mais forte o espírito olímpico e a certeza de que os objetivos estão sendo alcançados. Isso é relevante, pois 2016 promete muito: Jogos Olímpicos, Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada de Matemática, Física e outros como Programa Agrinho, Jovem Senador etc. E o resultado vem, com certeza.
           Em concursos como estes, quem são os vencedores? Quem são os premiados? Certamente todos os envolvidos no processo, pois os alunos ora vencedores representarão muita gente -  alunos, pais, professores, funcionários  - de  hoje, de ontem e outros que virão.  Como  diz João Cabral de melo Neto, em seu poema“um galo sozinho não tece uma manhã...”
Sou feliz
            Meu nome é João Vitor Cechinel, tenho 11 anos, moro em Santa Terezinha de Itaipu, que fica no  Paraná e tenho dois irmãos. Uma das coisas mais legais para mim é jogar bola. Fico triste quando alguém fica  desapontado comigo. Meu melhor amigo é o Brendo, a gente conversa sobre várias coisas.
            Minha casa é um espaço de Deus, eu nunca vou mudar ela, porque ela já tem o que precisa: paz e amor. Minha Mãe e meu pai trabalham fora. Meu pai instala câmeras, internet, etc, e  minha mãe é zeladora na  Secretaria de Saúde. Nós conversamos muito  sobre várias coisas e eu adoro eles.
            Gosto muito de estudar. Onde eu estudo não era tão bom, mas agora está ótimo. Eu gosto muito de brincar de pega-pega, pé na bola e diversas coisas.  Não trabalho fora de casa,  mas eu faço serviço em casa, vou para escola, etc.
            Eu acredito em Deus, porque ele é nosso Salvador. Sou muito feliz e fico alegre quando alguém me elogia. Eu gostaria de ter um celular, e se eu pudesse mudar algo no mundo, mudaria as pessoas.
            Fiz uma pesquisa com meus amigos e nós descobrimos que os valores dos Jogos Olímpicos são: respeito, amizade, excelência e dos Jogos Paralímpicos são: determinação, coragem, igualdade e inspiração. Para mim, os Jogos Olímpicos no Brasil tem que ter diversão e respeito.
João Vitor Cechinel,  6º Ano,  Turma A.




 

          
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário