Páginas

domingo, 28 de junho de 2015

O texto de opinião

O texto de opinião
            O texto de opinião defende o ponto de vista de seu autor sobre um assunto geralmente polêmico. O ponto de vista do autor é fundamentado com argumentos.  A linguagem é clara, direta e precisa, com expressões como  eu acho que, a meu ver, etc, e geralmente está de acordo com a norma-padrão, podendo ser menos ou mais formal, dependendo do veículo em que o texto é divulgado e do público que o autor tem em vista.  Veja um exemplo:
           
Enredados
                A revista Em total conexão,  da  coleção Agrinho, nº 6, de 2015,  traz muitos assuntos importantes, mas o mais interessante é o texto “Quem está conosco”, porque vem de encontro à ideia que tenho sobre a real função da família, que é ajudar seus membros a crescer e  apoiá-los para que sejam felizes.
                A meu ver, outros assuntos como sustentabilidade, exercícios físicos e drogas, dentre outros, são relevantes, mas se a pessoa tiver uma família que a orienta, certamente ela estará mais preparada para enfrentar qualquer adversidade.
                Na minha opinião, se cada família cuidar de seus membros, como realmente deve ser, haverá menos problemas na sociedade, pois a educação é um dos deveres da família, conforme determina o Artigo 227 da Constituição Federal: “ É dever da família, da sociedade e do Estado...”  E o que chama  a atenção nessa relação de responsabilidade, o que não é novidade,  é que a família vem em primeiro lugar.
                Como  se pode perceber, atualmente há muita violência por aí, nas ruas, nas escolas e até nas casas. Isso acontece porque muitas famílias estão deixando de fazer o seu papel, e muita gente nem sabe qual é a função da família. Sendo assim, acho que está na hora de as pessoas  fazerem curso de conscientização sobre a função  da família, pois de acordo  com a revista  da coleção Agrinho, “o mais importante não é a forma da família, mas se ela permite que seus integrantes cresçam, se apoiem e sejam felizes.”  
                Dessa forma, cada família, ciente da sua função ficará sempre conectada aos seus membros. E assim, enredadas, as pessoas se sentirão mais seguras e mais preparadas para  a vida.

 (Maria Luzia Soares da Silva Buzanello - professora)

Veja mais sobre o texto de opinião em:http://baudefigurinhas.blogspot.com.br/p/2-ano-2014.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário